*La passion pour le chocolat belge*



Olá pessoal,

Eu decidi postar um artigo que fiz em outubro para uma revista de gastronomia muito conhecida em Goiania...chamada "roteiro de charme".

Como ela só é publicada em Goiania,achei legal compartilhar ela com voces aqui no blog pois fala sobre a fama dos chocolates aqui na Bélgica...para quem gosta de chocolate,vai amar reçeber estas informaçoes hehe...

Boa leitura....

« Dizem que o melhor jeito de conquistar uma mulher é lhe presenteando uma caixa de pralines… »


Que voce venha  visitar a Europa  para descobrir mais da  historia europeia , para négocios ou por lazer é impossivel sair daqui sem ter provado os chocolates belgas. 
Desde que o chocolate foi lançado na Europa ele sempre foi associado com a palavra amor, em pouco tempo Europa começou a abrir lojas em varios paises , desde então e até hoje a Bélgica é considerada como um dos melhores criadores de chocolate do mundo.

Há séculos que os belgas estão na liderança do mercado internacional de chocolates, mas a questão é ‘porque eles mantem essa posição’ ? E ‘porque eles são tão bons’ ?
Em quase todos os paises do mundo o chocolate é feito do mesmo jeito que carros…em uma fabrica. Mesmo assim todo mundo gosta do sabor, mas um sonho de valsa é nada ao se comparar com os chocolates dos « chocolatiers » da Bélgica. Do mesmo jeito que um artista tem cuidado com suas obras e cuida ao minimo detalhe, assim cuidam os professionais belgas dos chocolates.

O chocolate belga tem sido famoso desde o século 18 mas através do JEAN  NEUHAUS  um novo projeto foi lançado no mercado em 1912 que ajudou a fortalecer a fama deles chamado « couverteur » (Pralines com recheios do tipo nougats,amendoas,cremes,licores).

As boutiques de chocolates na Bélgica irão te mostrar o porque eles são os melhores do mundo. O  jeito delicado que os « chocolatiers » fazem  manualmente o chocolate ganhou o reconhecimento de todos os continentes como « o melhor ».


*Del Rey* foi inaugurado depois da segunda guerra mundial, Bernard Proot  e Anne Seutin são os donos do Del Rey desde 1980.
O que começou como uma simples loja de chocolates, é hoje  uma empresa especialisada em chocolates e doces. Como membro do « Relais Desserts »  Del Rey se mantem no topo estrangeiro dos melhores chocolateiros. Em 2004 eles começaram a expandir o seu comércio.

De onde vem essa paixão pelo chocolate ?
Bernard Proot :  Minha paixão pelo chocolate começou há muito tempo , o chocolate é um produto incrivel de se trabalhar. Tem tantas coisas que podemos fazer com o chocolate que é impossivel explicar em algumas linhas. Quanto mais o tempo passa mais novidades aparecem.O chocolate é  de uma criatividade sem fim.
Há  quantos anos que o senhor esta nessa profissão ?
Bernard Proot :   Na realidade Del Rey comecou em 1959 com a senhora Del Rey e nós somos a terceira geração do Del Rey desde 1983.
Qual é o valor do quilo do chocolate  ?
Bernard Proot :   O valor de quilo do chocolate é  62 euros.
Em 2004 voces decidiram expandir o négocio, não é certo ?
Bernard Proot :  Sim,nós temos 3 lojas em Japão, das quais duas em Tóquio e uma em Fukuoka.
 *Porque Japão ?
Bernard Proot :   Japão é um pais interessante  para fazer négocios, desde o ano 2000 Japão tem despertado uma curiosidade pelo chocolate. Eles não estavam satisfeitos com os simples chocolates que todos conhecemos, eles queriam novidades…novos sabores. Foi assim que decidimos deixar a nossa marca no mercado japones de chocolates.

  • Apesar da crise mundial o Del Rey tem feito sucesso internacionalmente pois para Japão o chocolate é um luxo, a época de mais vendas em Japão é no dia dos namorados.

Para finalizar, Senhor Proot mais uma pergunta. A palavra chocolate o senhor pensa em… ?
Bernard Proot : Prazer, degustaçao, surpresa e criatividade


[Danielle de Castro]
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E ai gente? Ficaram mais apaixonados pelo chocolate? hehehe... Espero que tenham gostado.